COELHO
Oryctolagus cuniculus
O coelho tem origem na Europa e África. Ele foi levado para diferentes partes do mundo por volta do ano de 1600. Também foi levado para Austrália por um fazendeiro. Como lá não tinha predadores, os coelhos se reproduziram em enorme quantidade e destruíram muitas plantações.
Se sentir-se ameaçado, um coelho pode saltar a uma altura de até 6 metros. Eles são os animais mais caçados pelo homem no mundo todo. Por isso, o coelho selvagem fica mais ativo durante a noite e o coelho domesticado é adaptado à vida diurna.
O que facilita a fuga desses animais é que podem olhar para trás sem se virar devido à posição de seus olhos ao lado da cabeça.
Os coelhos não podem ficar de estômago vazio, por isso eles comem constantemente.
Eles não são roedores, apesar de roerem tudo que vêem pela frente. Eles roem tudo para gastar seus dentes, que não param de crescer. Os dentes crescem por toda a vida deles.
O período de gestação de um coelho varia de 28 a 34 dias. Ele pode ter de 5 a 6 filhotes por ninhada e 25 a 50 filhotes por ano.
No antigo Egito, o coelho simbolizava vida nova e nascimento. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua.
O coelho é símbolo da páscoa devido a sua capacidade de ter muitos filhotes. Para judeus e cristãos ele simboliza a esperança de uma nova vida.
Há 50 raças de coelhos no mundo todo. A raça mais conhecida é o “Coelho Comum”. Os coelhos da raça “Champagne D'Argent” nascem pretos e quando crescem ficam cinzentos. Os da raça “Gigante de Flandres” chegam a pesar 12 kg.
O coelho está por quase todo o mundo, vivendo em lugares com muito mato, preferindo terrenos secos e arenosos, mais fáceis para a construção de covas. A alimentação é essencialmente de folhas, raízes, caules, grãos e mesmo cascas suculentas de algumas árvores.
A lebre pertence à família do coelho, mas tem algumas diferenças. Nada bem e sobe em lugares altos sem dificuldade. Ela prefere as terras cultivadas, sobretudo planas, úmidas e pouco cobertas. É uma espécie herbívora (só come vegetais), sendo à base da sua alimentação parecida com a do coelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário