Gato


GATO
Felis silvestris catus
O gato é um animal doméstico, mamífero e carnívoro. Assim como o cão é um ótimo animal de estimação e já inspirou uma série de personagens.
Existe, no mundo, cerca de 100 raças de gatos.
Os antigos Egípcios tinham uma adoração por esse animal como se fosse um Deus. Os gatos foram domesticados no antigo Egito, há mais de 4000 anos atrás.
Maicis, o primitivo ancestral dos gatos, era uma pequena criatura que vivia em árvores há 45/50 milhões de anos.
O gato tem mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem tem 206, o gato tem 245 ossos. Quase 10% dos ossos dos gatos se encontram na cauda. E esta é a responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, o azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho. Provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto.
Dizem que os gatos têm 7 vidas porque são muito resistentes e por serem animais ágeis conseguem escapar do perigo. Eles sempre caem em pé, desde que o tempo de queda seja suficiente, para que eles girem seu corpo e se defendam da queda, amortecendo o impacto.
A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
O gato mais pesado do mundo era Himmy, um gato australiano que chegou a pesar 21 Kg, em 1986. Sua cintura tinha 84 cm de largura.
O gato doméstico pode correr a uma velocidade de 50 km/h. Ele é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é uma forma de mostrar o seu estado de humor.
Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna vertebral.
Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que eles têm na parte anterior do rosto.
Não se sabe ainda o porquê, mas nos gatos brancos os casos de surdez é muito maior do que nos demais gatos.
O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
Existe cerca de 100 miados diferentes. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.
Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando. Quando se lavam, eles perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.
Superstições:
  • Algumas pessoas acreditam que se o gato lava seu rosto e patas na sala de visitas, é porque alguém irá chegar.
  • Alguns gatos pressentem terremotos.
  • Na idade média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com gato preto é azar na certa. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro chegando.
  • Se você achar um pêlo branco num gato preto, terá boa sorte.
  • No Antigo Egito, gatos sagrados eram mantidos em templos e constantemente observados por sacerdotes. Seus movimentos eram interpretados para saber o futuro. 

ALIMENTAÇÃO DOS GATOS
Os gatos que vivem em casa, principalmente os castrados, normalmente comem várias vezes ao dia, de acordo com a sua necessidade. Alguns chegam a se alimentar até 16 vezes. É importante que eles tenham a tigela de ração e água limpa por perto.

A ração deve ser de qualidade e específica para cada raça. Se a ração consumida for muito seca e dura, é necessário que o gato reponha a falta de água bebendo mais vezes ao dia. O gato tem o hábito de beber pouco líquido.

Os gatos selvagens comem todo o animal caçado. Assim, eles garantem a ingestão de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento incluindo a água.

Os gatos precisam ingerir certos nutrientes que só existem nas proteínas animais. Um desses nutrientes é um aminoácido chamado taurina.  A taurina previne a cegueira e o aumento do coração.

Uma alimentação não balanceada pode causar doenças no gato como: problemas de pele, cálculo renal, infecções urinárias, obesidade, cegueira, problemas no coração e câncer.

Dar carne crua ou mal cozida para os gatos não é aconselhado. Eles podem contrair várias doenças e algumas delas são transmissíveis ao homem. A toxoplasmose é uma dessas doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário