Lhama


Lhama
(Lama Glama)

O lhama é um animal da zona andina (Peru, Equador e Bolívia).

Vive em lugares de altas altitudes e locais frios.

É um mamífero ruminante da Ordem Artiodactyla, e da FamíliaCamelidae.

Ou seja, tem como parente o camelo e outros parentes mais próximos, como:
Alpaca (Lama Pacos), o Guanaco (Lama Guanicoe) e aVicunha (Lama Vicugna).  
O que o diferencia de seus parentes são as suas características físicas:
 Lhama   
 Mede de 1,40 m a 2,40 mde altura, alimentam-se de capim e mato.
 Alpaca  

 A alpaca é estreitamente aparentada com o Lhama, habitando  principalmente do norte argentino. É menor, tendo uma pelagem mais  longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia (Andes), para o aproveitamento da lã.
 Guanaco

O guanaco tem pelagem mais curta, pode passar quatro dias sem água e vive em grandes alturas, próximas aos 4.000 metros. Habita principalmente o Peru.
 Vicunha

vicunha é o menor dos camelídeos andinos chegando no máximo a 1,30 m de altura e podendo pesar até 40 kg. Sua pelagem é muito fina e tem alto valor comercial; por esse motivo, esteve à beira da extinção. A população de vicunhas, que chegou a ter apenas 25.000 exemplares, hoje chega a quase 170.000 (aproximadamente 100.000 no Peru), crescendo em média 8% por ano.

O lhama é um animal dócil e obediente. É facilmente domesticável. 
Pode ser teimoso quando não quer mais carregar peso ou quando resolve parar de andar. Deita-se no chão com as patas cruzadas e lá permanece. Não há ninguém que o faça se mexer.
Mesmo sendo um animal calmo, ganhou a fama de ser o oitavo animal mais irritável do mundo, segundo o Animal Planet.

Uma curiosidade desse animal exótico e que chama a atenção das pessoas é que ao ficar muito faminto ou se sentir ameaçado o lhama cospe no seu “adversário” uma saliva mal cheirosa.

Não é muito difícil criar lhamas, pois, são animais que vivem em locais rústicos e simples. A alimentação deles também se torna um estímulo aos seus donos. É só ter um bom pasto de capim e mato. E assim, como os camelos, também ficam muito tempo sem beber água.
O homem cria lhama para usar a sua lã, beber o seu leite, comer a sua carne, que é considerada uma carne saudável e para carregar cargas pesadas. O lhama agüenta o peso de até 100 kg por cerca de 20 quilômetros de distância.

Desde o império Inca, o lhama é um animal domesticado. Colabora muito nas travessias montanhosas do Peru, carregando carga dos seus donos.

Como é um animal criado em pequenas propriedades, ele é acostumado com o ser humano.

Quando chega uma pessoa nova em seu território, o lhama se aproxima por pura curiosidade em conhecer a “visita”.

A gestação do lhama fêmea é de 342 a 350 dias e dá uma cria por vez. O tempo médio de vida é de 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário