VACA
As vacas são ruminantes. Sabe o que é isso?
Os ruminantes têm o estômago desenvolvido em quatro partes e alimentam-se em duas fases:
● Na primeira fase a comida é enviada para uma das zonas do estômago.
● Na segunda, várias horas depois, o alimento volta à boca (regurgitar) e a vaca volta a mastigá-lo (ruminar) e a engolí-lo para outra parte do estômago.
O filhote da vaca chama-se vitela e assim que nasce começa logo a andar. Quer dizer, tropeça um bocadinho, mas depois agüenta-se muito bem nas pernas.
O estômago vai aumentando à medida que o animal cresce e deixa de beber o leite da mãe, passando para outras comidas: ração, palha e feno. Mas se lhes dermos umas maçãs ou algo semelhante, elas também comem... E gostam muito!
Sabia que nem todas as vacas dão leite?
As que dão chamam-se leiteiras. Só começam a produzí-lo depois de terem o primeiro filhote. Depois disso continuam a dar leite sempre. Algumas chegam a produzir 20 litros por dia. São 20 pacotes!
A vaca que estamos habituados a ver nas fotografias é branca com manchas pretas (raça turina, é uma raça leiteira). Mas também existem com manchas castanhas e também lisas, de cor acastanhada (raças para produzir carne, sobretudo).
Há muitos milhares de anos, quando se começou a domesticar a vaca, ela servia apenas como reserva de carne para os tempos difíceis. Só depois começou a ser usada como produtora de leite.
Hoje ela é muito útil ao homem. Além do leite para beber, fazer manteiga, queijo, iogurte e etc, e da carne há também a seu couro, que é usado para fazer casacos, malas e sapatos.
Em alguns países, como na Índia, a vaca é um animal sagrado. Para eles é bom ter uma vaca em casa, mas ninguém pode incomodá-la!
As vacas vivem mais ou menos 15 anos e podem pesar até 300 quilos (o peso de quatro homens). Ela enxerga muito bem, ao contrário do touro, que só consegue perceber movimentos e por isso ataca tudo o que se mexe.
Sabia que é possível fazer uma vaca subir escadas mas não se consegue fazê-la descer? Curioso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário